Brusquetta, a tradição numa entrada


Brusquetta, a tradição numa entrada

Apetece-lhe começar a refeição de uma forma diferente? Que tal uma Brusquetta? Este antepasto (entrada) é uma dos mais antigos do mundo e o seu sucesso é indiscutível. Descubra os segredos desta entrada tipicamente italiana.

A palavra “Brusquetta” vem do verbo italiano “bruscare”, o que significa torrar, chamuscar ou algo parecido. A sua receita é tão antiga quanto Roma. Os trabalhadores rurais principalmente os que trabalhavam nos olivais, aproveitavam os pães amanhecidos assando-os, e regando-os em seguida com o azeite que acabava de ser extraído. Esta prática extremamente antiga foi sendo aperfeiçoada e aprimorada ao longo dos anos. A  Brusquetta original continha apenas pão e azeite.

Dito isto, a clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada abundantemente com azeite, polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Esta receita tornou-se popular e foi evoluindo ao longo do tempo. Ingredientes como o tomate foram sendo incorporados nesta entrada. Por exemplo, a Bruschetta al pomodoro (feita com tomate), apesar de ser considerada a mais popular, não é a original. O tomate chegou à Europa apenas no século XVI, e a prática de tostar o pão e acrescentar azeite, é bem mais antiga.

O pão original usado para preparar esta entrada é o sourdough, um tradicional pão italiano, que é um pão crocante, com casca grossa e durabilidade maior. No entanto, existem várias adaptações da Brusquetta, e nas regiões da Itália é comum encontrar este antepasto feito com vários tipos de pães, o que altera o sabor original e a textura.

A Brusquetta conquistou o paladar dos amantes de boa comida a nível mundial. Um prato dotado de simplicidade que quer seja feito da maneira original ou recheado com tomate, cogumelos, pimento, queijos entre outros ingredientes, faz as delícias de qualquer provador que em uma dentada vai saborear a tradição italiana.

Que tal uma Bruschetta com Tomate e Manjericão? Parece-lhe bem? Venha ao Mamma Isa, o restaurante que emana a tradição italiana! Não perca a oportunidade de provar um antepasto tipicamente italiano de comer e chorar por mais. Estamos à sua espera!