Carne Crua? Não! Carpaccio!


Carne Crua? Não! Carpaccio!

Carpaccio. Sabe do que estamos a falar? Este prato é um famoso antepasto (entrada) italiano que possui um grande destaque na culinária deste país. Com o tempo esta entrada conquistou o mundo e a mesa de muitas pessoas. A sua interessante combinação de sabores faz uma fusão perfeita entre lâminas bem finas de carne crua, um molho especial, queijo ralado e alcaparras.

À primeira vista, comer carne vermelha crua pode ser considerado estranho, mas quem experimentar o carpaccio vai se surpreender e ficar rendido a este famoso antepasto.

Ao contrario do que a maioria acredita o Carpaccio não é um prato tão antigo como parece. A sua receita foi criada nos anos 50 por um chefe chamado Giuseppe Cipriani. Cipriani criou a receita quando iria receber a visita da Condessa Amalia Nani Moncenigo no seu restaurante, o Harry´s Bar, em Veneza.

A condessa estava a sofrer de uma anemia e por recomendação médica tinha de comer carne crua ( rica em ferro). Como frequentadora assídua do restaurante, o chefe tentou criar um prato agradável e assim resolveu cortar a carne em fatias bem finas e servir com um molho feito de maionese, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta do reino. Para completar, queijo ralado e alcaparras salpicados sobre o prato.

O carpaccio original era confecionado com carne bovina (normalmente carne de lagarto ou de filé mignon) como tal, o seu nome é uma homenagem ao pintor renascentista, Vittore Carpaccio, que usava muito a cor vermelha em suas pinturas.

Com o tempo, todos os alimentos que são preparados com a mesma tecnologia do carpaccio – lâminas finíssimas de alimento cru – acabam por receber o mesmo nome. Portanto, é comum hoje encontrar receitas de carpaccio feitas não só com carne vermelha, mas também com peixe e frutos do mar, por exemplo.

A técnica de preparação do carpaccio é única o que destaca este prato e lhe dá uma grande notoriedade a nível mundial. Ficou convencido? Quer provar este famoso antepasto? Venha ao Mamma Isa! No nosso restaurante temos à disposição carpaccio de vitela e de polvo! Venha provar este prato com história e de certeza que vai ficar surpreendido!