Panna Cotta, a Itália numa sobremesa


Panna Cotta, a Itália numa sobremesa

A gastronomia italiana não se limita apenas a massas e pizzas. As sobremesas italianas fazem as delícias dos seus provadores. Rara é a pessoa que não fica fã de qualquer sobremesa deste país. Então quando falamos de panna cotta, as pessoas mostram a sua admiração. Esta sobremesa destaca-se pela sua simplicidade e sabor divinal.Grandes chefes internacionais admiram esta receita e utilizam-na muitas vezes como uma base de preparo para outras sobremesas e receitas que fogem bastante da original italiana.

A panna cotta é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, embora a verdadeira origem desta receita seja incerta. São várias as versões sobre a origem desta sobremesa, mas a principal sustenta-se no facto deste doce ter sido inventado por uma descendente de húngaros no início do século XX, na sub-região piemontesa de Langhe – berço do Barolo e do Barbaresco ( grandes vinhos enaltecidos por todo o mundo).

O termo italiano deste doce significa literalmente “nata cozida”. A receita deste doce é elaborada a partir de ingredientes básicos como nata de leite, açúcar, gelatina e baunilha. A panna cotta é normalmente consumida com compotas, com caldas de frutas da estação ou somente com frutas frescas.

Esta delícia geralmente é feita com os ingredientes acima. No entanto, pode-se acrescentar outros ou fazer substituições para enriquecer o preparo. Em alguns lugares da Itália a receita já aparece, por exemplo, com a adição de rum ou de marsala, um tipo de vinho fortificado siciliano do mesmo tipo do vinho do porto.

Com alterações ou seguindo a receita tradicional, a panna cotta é uma excelente sobremesa que nos leva até à Itália. Quer provar esta sobremesa típica? Venha ao Mamma Isa e delicie-se com uma sobremesa repleta de alma italiana. Estamos à sua espera!