Presunto de Parma, o típico produto italiano


Presunto de Parma, o típico produto italiano

Quando ouvimos falar de Itália fazemos logo a associação à sua excelente gastronomia, uma das favoritas a nível mundial. Para conseguir esta notoriedade, esta culinária assenta-se na simplicidade e na frescura e qualidade dos seus ingredientes.

Exemplo de um produto de qualidade, é o Presunto de Parma que é um dos mais adorados ingredientes que existem originários da Itália.

A sua produção surgiu no período do Império Romano na região de Parma, que possui condições únicas de clima e outros fatores que contribuem para um presunto de elevada qualidade. O original presunto de Parma só pode ser feito em torno das colinas da região de Parma, na Itália.

Muita paciência e tempo são essenciais na técnica de produção do presunto de Parma. Iniciando-se com uma seleção cuidadosa e precisa dos porcos, que são alimentados com cevada, milho, e soro do leite utilizado na fabricação do famoso queijo Parmigiano Reggiano. O próximo passo é o corte das coxas traseiras (parte usada para fazer o presunto), sendo que na sequência as peças são levadas para uma salga, onde ficaram em um ambiente com temperatura baixa e humidade controlada o tempo todo. Em seguida, as poucas partes de carne expostas, tendo em vista que toda a capa de gordura do pernil é mantida, são “tapadas” por um lubrificante feito de banha. Isso evitará que a carne resseque.

A etapa final da produção do presunto de Parma, consiste em uma longa cura que varia de 1 a 2 anos. Os presuntos são pendurados para maturação, onde ganharão aromas e sabores especiais. A cura inicial feita no pernil do porco eliminará a humidade da carne, possibilitando uma conservação por um longo período, mesmo que em temperatura ambiente. Antes de finalmente prontas, as peças de presunto são verificadas a fim de certificar da alta qualidade do produto, conferindo aroma e textura. Feito isso, é carimbado um “selo” em forma de coroa com o escrito “Parma” no centro.

Saboroso, aromático e de elevada qualidade este presunto possui uma tradição de consumo de séculos. É um ingrediente versátil que combina em vários tipos de pratos e pode também ser consumido no seu estado natural cortado em fatias finas.

Gostava de provar este presunto tipicamente italiano? Venha ao Mamma Isa! Terá à disposição uma tábua de enchidos italianos onde poderá provar este maravilhoso presunto dotado de sabores únicos! Não perca esta oportunidade! Estamos à sua espera!