Que a culinária italiana é admirada pelo mundo inteiro já se sabe. Mas será que se sabe que hábitos alimentares os italianos tem? Que diferenças possuem em relação ao nosso modo de nos alimentarmos? Descubra tudo sobre os hábitos alimentares dos italianos.

A simplicidade e a frescura são duas caraterísticas obrigatórias em cada prato confecionado na Itália. Um prato de massa com molho de tomate acompanhado por um queijo parmesão ralado e por algumas folhas de manjericão faz a delícia de qualquer italiano. Um molho de tomate cozinhado em fogo baixo e sem pressa, um parmesão de boa qualidade e umas folhas de manjericão da própria horta dão um requinte inigualável a este prato, que apesar de ser marcado pela simplicidade, os ingredientes de grande qualidade e o método de confeção tornam-no especial.

O colazione (pequeno-almoço) na Itália costuma ser leve.Um cappuccino (café com leite) e um brioche (pão doce) ou apenas um café puro fazem as delícias de qualquer italiano.

Com a vida moderna e a agitação do dia a dia, a principal refeição dos italianos, o pranto (almoço) foi encurtada. Esta refeição contém um antipasto (entrada), um primo (o prato principal) que normalmente pode ser um massa, um risotto ou uma sopa e por último, um secondo (o segundo prato) que normalmente contém uma proteína acompanhada de verduras ou salada.

Cada alimento ou cada prato deve ser saboreado separadamente. Aliás, quando se fala de piatto unico (prato único) a reação imediata do italiano é dizer que não se deve misturar os sabores, porque assim não é possível distinguir o que se comeu.

Nos dias de festa, o menu caseiro é mais complexo. Antipasto (entrada), primo (primeiro prato), secondo (segundo prato), contorno (acompanhamento), frutta (fruta), dessert (sobremesa), café e digestivo (licor digestivo) são os pratos que fazem parte do menu de festa. O vinho tem uma presença fundamental nestas épocas.

O número de pratos pode variar de acordo com a ocasião, no Natal, por exemplo a diversidade de pratos é maior. Em algumas regiões da Itália, a tradição de Natal requer que sejam servidos cerca de 14 pratos diferentes.

Na Itália, o simples ato de comer e preparar refeições é muito valorizado. Para os italianos, o importante não é só comer, mas saborear o que foi cozinhado. Gostou de saber mais sobre os hábitos alimentares italianos? Antipasto, primo ou dessert? Quer experimentar uma refeição tipicamente italiana? Sim? Venha ao Mamma Isa e vai se sentir como um verdadeiro italiano.

foto_receita_4_1