A pizza é um dos pratos mais consumidos do mundo. É rara a pessoa que não goste deste prato aparentemente simples. A combinação de massa fermentada com os mais variados ingredientes pode tornar a sua degustação uma experiência única.

Quem pensa em pizza associa-a a Itália mas engana-se quem acha que este prato surgiu neste país. Várias são as teorias sobre a origem deste prato, no entanto, a principal salienta que a pizza surgiu há cerca de 6.000 anos no Egipto.

Inicialmente, a massa da pizza era apenas uma mistura de cereais amassados. Só quando os egípcios descobriram o processo de fermentação e inventaram o primeiro forno é que a pizza se tornou mais macia, leve, saborosa e mais fácil de degustar.

De acordo com registos históricos, os egípcios comemoravam o aniversário do Faraó com a degustação destas primeiras pizzas que não passavam de pães achatados cobertos com ervas .

Os egípcios foram os primeiros a misturar farinha com água originando uma massa semelhante à que utilizamos nas pizzas de hoje. Porém, a evolução do prato também teve a contribuição dos gregos, que preparavam massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico.

No entanto, a pizza como a conhecemos atualmente teve origem na cidade de Nápoles, no sul de Itália. Só a partir do século xix é que esta comida passou a apresentar uma forma redonda. Foi também nesta altura, que a pizza se tornou numa comida popular entre as camadas mais pobres da sociedade. Os camponeses pobres e jovens recorriam as seus limitados ingredientes (farinha de trigo, óleo, gordura e ervas) e confecionavam o prato para o comercializarem pelas ruas de Nápoles. As pizzas eram preparadas na hora com recurso a pequenos fogões.

A pizza alcançou toda a sua notoriedade quando os reis de Itália visitaram a cidade de Nápoles pela primeira vez em 1889. Perante o pedido da rainha, Raffaele Esposito, conhecido por fazer as melhores pizzas do reino, serviu à família real duas pizzas diferentes. Uma com gordura, queijo e basílico e a outra com queijo mozarela, tomate e basílico (a última com as cores da bandeira da Itália). A rainha adorou a pizza com as cores da bandeira italiana, e batizou-a de Margherita. Consequentemente a pizza foi transformada num dos pratos mais conhecidos e populares da culinária italiana.

Uma boa mozarela , um bom molho de tomate, uma boa farinha, um forno bem quente e muito amor são os ingredientes necessários para tornar a degustação de uma pizza uma experiência inesquecível! O Mamma Isa é o restaurante perfeito para realizar os seus desejos gastronómicos. Delicie-se com este prato com história!

Wooden background