A Itália é um país repleto de encantos. As mais variadas regiões, as suas gentes e as suas tradições tornam este país único e um verdadeiro paraíso para os admiradores da cultura italiana. Quer descobrir algumas curiosidades sobre a bota da Europa?

Sabia que a Itália é o quinto país mais visitado do mundo? Todos os anos recebe cerca de 45 milhões de turistas.

Este país é dividido em 20 regiões: Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, Emília-Romanha, Friuli-Venezia, Lácio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Apúlia, Sardenha, Vale de Aosta, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Sicília e Vêneto. O norte da Itália é a região mais rica e desenvolvida do país.

A capital Roma é a cidade mais populosa da Itália. É também a terceira da União Europeia que mais recebe turistas. Milão é a segunda cidade mais populosa da Itália no entanto, é a que apresenta a mais alta densidade populacional (relação entre a população e a superfície do território).

Não é novidade que Milão é considerada a cidade europeia da moda. É uma das maiores produtoras de moda de alto luxo. Valentino, Gucci, Versace, Prada, Armani e Dolce&Gabbana são apenas algumas marcas de grife que escolheram este local para instalar a sede da sua empresa. A Semana de Moda de Milão é uma das mais prestigiadas do mundo.

A Itália é um país cheio de surpresas que é marcado pela influência de vários povos. Celtas, lígures, vénetos, sardos, etruscos, gregos, latinos entre outros marcaram a sua presença neste país em diferentes épocas.

O Centro Histórico de Roma, a cidade de Verona ou Veneza e a sua lagoa são apenas alguns exemplos de sítios de Itália declarados como património da Humanidade pela UNESCO. Fique a saber que este país possui o maior número de sítios declarados como Patrimônio da Humanidade. Talvez por esse motivo o trânsito de automóveis é proibido nos centros históricos de várias cidades. Nesses locais, transita-se apenas a pé, de bicicleta ou de motocicletas .

Mais de 85% da população italiana segue a região católica. Se é mito ou não, dizem que em cada esquina das cidades italianas é possível encontrar uma igreja católica, o que realça o poder desta religião neste país.

Por último, sabia que na Itália a palavra “tchau” é utilizada para se despedir mas também quando encontra alguém? E”O que almoçou hoje?” É a pergunta que se segue a seguir ao cumprimento

habitual. Na Itália a comida é muito valorizada e tornou-se um hábito comum e de cortesia fazer esta pergunta.

O que vai almoçar ou jantar hoje? Já sabe? Nós temos uma diversidade de pratos tipicamente italianos à sua disposição. Venha ao Mamma Isa e saboreie um prato repleto dos verdadeiros encantos de Itália!