menu_thumb_300x218_1

Presunto de Parma, o típico produto italiano

Quando ouvimos falar de Itália fazemos logo a associação à sua excelente gastronomia, uma das favoritas a nível mundial. Para conseguir esta notoriedade, esta culinária assenta-se na simplicidade e na frescura e qualidade dos seus ingredientes.

Exemplo de um produto de qualidade, é o Presunto de Parma que é um dos mais adorados ingredientes que existem originários da Itália.

A sua produção surgiu no período do Império Romano na região de Parma, que possui condições únicas de clima e outros fatores que contribuem para um presunto de elevada qualidade. O original presunto de Parma só pode ser feito em torno das colinas da região de Parma, na Itália.

Muita paciência e tempo são essenciais na técnica de produção do presunto de Parma. Iniciando-se com uma seleção cuidadosa e precisa dos porcos, que são alimentados com cevada, milho, e soro do leite utilizado na fabricação do famoso queijo Parmigiano Reggiano. O próximo passo é o corte das coxas traseiras (parte usada para fazer o presunto), sendo que na sequência as peças são levadas para uma salga, onde ficaram em um ambiente com temperatura baixa e humidade controlada o tempo todo. Em seguida, as poucas partes de carne expostas, tendo em vista que toda a capa de gordura do pernil é mantida, são “tapadas” por um lubrificante feito de banha. Isso evitará que a carne resseque.

A etapa final da produção do presunto de Parma, consiste em uma longa cura que varia de 1 a 2 anos. Os presuntos são pendurados para maturação, onde ganharão aromas e sabores especiais. A cura inicial feita no pernil do porco eliminará a humidade da carne, possibilitando uma conservação por um longo período, mesmo que em temperatura ambiente. Antes de finalmente prontas, as peças de presunto são verificadas a fim de certificar da alta qualidade do produto, conferindo aroma e textura. Feito isso, é carimbado um “selo” em forma de coroa com o escrito “Parma” no centro.

Saboroso, aromático e de elevada qualidade este presunto possui uma tradição de consumo de séculos. É um ingrediente versátil que combina em vários tipos de pratos e pode também ser consumido no seu estado natural cortado em fatias finas.

Gostava de provar este presunto tipicamente italiano? Venha ao Mamma Isa! Terá à disposição uma tábua de enchidos italianos onde poderá provar este maravilhoso presunto dotado de sabores únicos! Não perca esta oportunidade! Estamos à sua espera!

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este website usa cookies para garantir que tem a melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a aceitar a nossa Política de Privacidade.