Massa? Pizza? São estes pratos que associa à gastronomia italiana? Fique a saber que cada região de Itália esconde pratos deliciosos e diversificados que se destacam sempre pela frescura dos seus ingredientes e por um sabor sublime. Descubra um pouco mais sobre os pratos e ingredientes típicos de cada zona de Itália.

A zona dos Alpes (Vale de Aosta, Trentino e Friuli) tem como prato caraterístico a polenta. Por influências dos vizinhos franceses, suíços e austríacos, estas regiões produzem uma enorme quantidade de queijos. O pão de centeio também é uma característica regional. Lombardia é a terra do ossobuco e do risotto à milanesa e Piemonte é a terra das melhores trufas do mundo.

A deliciosa sobremesa tipicamente italiana, tiramisu é originária da região de Veneta. Esta zona também tem como iguarias o risotto com pancetta e ervilha (risi bisi), o fígado acebolado (fegatto alla veneziana) e o bacalhau confecionado de diversas maneiras. Ligúria é conhecida gastronomicamente pelos seus pratos de peixe. Eles também comem muita massa, mas com a particularidade de ser feita com farinha de castanha portuguesa. Esta terra também é considerada a terra do pesto, o que se justifica com o facto de ingredientes como o manjericão e pinhões existirem em abundância.

O famoso Presunto de Parma é oriundo da região de Emília-Romana. Também conhecida pelo melhor queijo parmesão e vinagre balsâmico do mundo. Emília-Romana é considerada a terra da lasagna, do tortellini e do tagliatelli. Toscana é uma região marcada pelos melhores azeites, queijos de ovelha e vinho Chianti. Azeitonas recheadas, massas largas e irregulares, peixes e carnes destacam a região de Marche. Na Umbria as melhores carnes de porco assadas e curadas, carne de veado e boas trufas fazem as delícias de qualquer provador. A região de Lazio, Ambruzio e Molise é conhecida por ser a casa do spaguetti à carbonara, arrabiatta e todos os molhos com muitas ervas e alho. A maior e a melhor mozarella de Itália é feita na região de Campânia. Em Napoli, a sua capital, foi inventada a primeira pizza tipicamente italiana. As massas frescas feitas com tinta de lula são muito apreciadas naquela terra.

Puglia é a terra da burrata (tipo de queijo mozarella) e do orecchiette (tipo de massa). Basilicata é famosa pelas suas linguiças. Na zona de Calabria, os tomate secos e as anchovas são os ingredientes que destacam a região. Por último, Sicília e Sardinha é uma região marcada pela confeção de muitos pratos vegetarianos. Esta terra é conhecida pelo molho a alla norma (queijo, tomate e beringela frita). As ricotas fazem parte da maioria dos pratos confecionados. E doces como o canolli e o gelado são um património Siciliano.

Gostava de se deliciar com alguns destes pratos? Venha ao Mamma Isa e descubra uma diversidade de pratos tipicamente italianos! Vai percorrer a Itália através das suas papilas gustativas.