thumbnail_itáloa-mamma-isa

Que delícias esconde cada região de Itália?

Massa? Pizza? São estes pratos que associa à gastronomia italiana? Fique a saber que cada região de Itália esconde pratos deliciosos e diversificados que se destacam sempre pela frescura dos seus ingredientes e por um sabor sublime. Descubra um pouco mais sobre os pratos e ingredientes típicos de cada zona de Itália.

A zona dos Alpes (Vale de Aosta, Trentino e Friuli) tem como prato caraterístico a polenta. Por influências dos vizinhos franceses, suíços e austríacos, estas regiões produzem uma enorme quantidade de queijos. O pão de centeio também é uma característica regional. Lombardia é a terra do ossobuco e do risotto à milanesa e Piemonte é a terra das melhores trufas do mundo.

A deliciosa sobremesa tipicamente italiana, tiramisu é originária da região de Veneta. Esta zona também tem como iguarias o risotto com pancetta e ervilha (risi bisi), o fígado acebolado (fegatto alla veneziana) e o bacalhau confecionado de diversas maneiras. Ligúria é conhecida gastronomicamente pelos seus pratos de peixe. Eles também comem muita massa, mas com a particularidade de ser feita com farinha de castanha portuguesa. Esta terra também é considerada a terra do pesto, o que se justifica com o facto de ingredientes como o manjericão e pinhões existirem em abundância.

O famoso Presunto de Parma é oriundo da região de Emília-Romana. Também conhecida pelo melhor queijo parmesão e vinagre balsâmico do mundo. Emília-Romana é considerada a terra da lasagna, do tortellini e do tagliatelli. Toscana é uma região marcada pelos melhores azeites, queijos de ovelha e vinho Chianti. Azeitonas recheadas, massas largas e irregulares, peixes e carnes destacam a região de Marche. Na Umbria as melhores carnes de porco assadas e curadas, carne de veado e boas trufas fazem as delícias de qualquer provador. A região de Lazio, Ambruzio e Molise é conhecida por ser a casa do spaguetti à carbonara, arrabiatta e todos os molhos com muitas ervas e alho. A maior e a melhor mozarella de Itália é feita na região de Campânia. Em Napoli, a sua capital, foi inventada a primeira pizza tipicamente italiana. As massas frescas feitas com tinta de lula são muito apreciadas naquela terra.

Puglia é a terra da burrata (tipo de queijo mozarella) e do orecchiette (tipo de massa). Basilicata é famosa pelas suas linguiças. Na zona de Calabria, os tomate secos e as anchovas são os ingredientes que destacam a região. Por último, Sicília e Sardinha é uma região marcada pela confeção de muitos pratos vegetarianos. Esta terra é conhecida pelo molho a alla norma (queijo, tomate e beringela frita). As ricotas fazem parte da maioria dos pratos confecionados. E doces como o canolli e o gelado são um património Siciliano.

Gostava de se deliciar com alguns destes pratos? Venha ao Mamma Isa e descubra uma diversidade de pratos tipicamente italianos! Vai percorrer a Itália através das suas papilas gustativas.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Este website usa cookies para garantir que tem a melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a aceitar a nossa Política de Privacidade.