Já o gato Garfield (personagem de banda de desenhada) sabia que a lasanha é dos pratos mais deliciosos do mundo! Este prato que faz uma fusão entre massa e os ingredientes mais variados faz as delícias de muitas pessoas pelo mundo. Descubra mais sobre a origem deste prato.

Pensa-se que a lasanha é um prato recente. No entanto, as origens deste prato remetem à época da antiga Península Itálica. Como é óbvio, a lasanha não tinha a aparência que tem atualmente, apenas consistia em algumas fatias de massa divididas em quadrados que eram cozidos e  acompanhados com legumes e queijo.

Até ao século XIV a lasanha continuou a ser confecionada desta maneira, tendo sido denominada pelo povo romano de “lasana” ou “lasanum”, que em latim representa “vaso, recipiente”.

Foi apenas no século XIX que Francesco Zambrini, um intelectual, descobriu  receitas de lasanhas antigas nas quais esta se dispunha em camadas e permanecida intacta. Estas receitas tinham diversas camadas de queijo.

Depois de fazer esta descoberta, Zambrini publicou a receita num livro de receitas de comida. A confeção da lasanha começou a ser realizada de acordo com este livro e foi a partir desse momento que o prato se tornou semelhante ao que conhecemos hoje em dia.

A lasanha tornou-se um prato muito conceituado e reconhecido pelo seu sabor a nível mundial. Este sucesso deveu-se principalmente ao facto de diversos bares de Bolonha servirem a popular lasanha à bolonesa aos seus clientes no início do século XX.

Foi no ano de 1935 que a lasanha atingiu todo o seu auge quando o jornalista Paolo Monelli citou este prato no seu livroIl ghiottone errante”. Atualmente, a lasanha pode possuir os mais infinitos tipos de recheios, desde os clássicos, até invenções caseiras.

Sabe onde pode provar uma lasanha de comer e chorar por mais? Não? No Mamma Isa tem à disposição a melhor lasanha de Itália. Venha até ao nosso restaurante e descubra o porquê do Garfield ser apaixonado por lasanha!