A gastronomia italiana é uma das mais apreciadas pelo mundo. As pizzas e as massas possuem mais notoriedade no entanto, esta culinária é diversificada e de região para região apresenta caraterísticas e pratos únicos. A frescura, a cor e a simplicidade são caraterísticas que individualizam os pratos italianos.

Sabia que a Itália é conhecida por ser o berço da civilização ocidental? Para os que sabiam, fiquem a saber também que a gastronomia italiana é considerada um ponto de referência na Europa. Esta afirmação sustenta-se no facto da Itália ter sido palco de dois grandes episódios que causaram profundas transformações no pais e em todo o Ocidente – o Império Romano e o Renascimento. Nestes períodos foi implementado um forte comércio de alimentos entre o Oriente, África e outras regiões da Europa. Por exemplo, foi durante o Império Romano que alimentos como o pão, vinho, arroz, cereais, frutas secas, especiarias, massa seca, carneiro ou porco passaram a ser incorporados na culinária italiana.

Quem pensa em Itália associa-a imediatamente a pizzas e massas mas fique a saber que os primeiros pratos típicos deste país foram o arroz e a polenta. Só no final do século XX é que a Itália assumiu a pizza, a massa e o molho de tomate como pratos nacionais. Anteriormente, este pratos eram apenas consumidos no sul do pais.

Neste país, o queijo é um dos ingredientes mais apreciados, existindo mais de 400 tipos produzidos lá. Por outro lado, os vinhos, o presunto e o café também possuem um papel de destaque na cultura gastronómica da Itália. Para complementar os pratos típicos, temperos como orégãos, manjericão, salsa, alecrim e sálvia são essenciais e insubstituíveis.

Risotto, lasagna ou pizza? Quer saborear um prato destes sem ter de se deslocar até à Itália? Sim? Venha ao Mamma Isa e desfrute de um prato repleto de tradição! Buon appetito!

vinhos_banner