Que tal uma sobremesa tipicamente italiana? Quer provar o mais famoso doce italiano? Sabe de que sobremesa estamos a falar? Estamos a falar de uma das sobremesas mais apreciadas e conhecidas mundialmente, o tiramisù. Como qualquer prato tipicamente italiano este doce emana uma história repleta de factos curiosos. Descubra as origens do tiramisù.

A origem deste doce tem sido alvo de controvérsia até aos dias de hoje. Cada cidade italiana apresenta costumes muito próprios e são várias as que reclamam a autoria desta sobremesa para si. Porém, um aspeto é certo o seu nome significa qualquer coisa como “puxa-me para cima“, “eleva-me” ou “levanta-me” e é assim chamada devido às suas propriedades energéticas e afrodisíacas que, ao longo da história, esteve sempre associada.

De acordo com alguns especialistas, o tiramisù foi, pela primeira vez, criado no século XVI, na cidade de Florença. Na altura, a sobremesa foi batizada de “Zuppa del Duca“, o que em português significa Sopa do Duque, em homenagem ao duque Cosme III de Médici.

Assim, objetivo da criação deste doce era garantir que o duque deixaria descendência e, sobremesas à parte, a verdade é que Cosme III teve 3 filhos. Ligeiramente diferente da receita que hoje conhecemos, o tiramisù era feito a partir de ovos, leite e vinho, sendo que o café e o chocolate – ingredientes atualmente usados – apenas foram introduzidos posteriormente.

Esta sobremesa ganhou uma grande popularidade e começou a ser utilizada como uma espécie de poção do amor. Era comum as mulheres oferecerem esta sobremesa aos seus apaixonados antes dos encontros amorosos. Alguns afirmam que esta tradição começou na cidade de Veneza.

Segundo historiadores, no período da Segunda Guerra Mundial aumentou o consumo desta sobremesa.  Nessa altura, o tiramisù integrava os cardápios dos bordéis e era servido pelas suas propriedades afrodisíacas.

A receita do tiramisù manteve-se afastada dos livros de cozinha até à década de 1960 e só duas décadas depois é que a palavra tiramisù começou a fazer parte do dicionário italiano.

Palitos de la Reine, café forte, queijo Mascarpone, chocolate em pó e vinho Marsala são os principais ingredientes desta sobremesa de comer e chorar por mais. No Mamma Isa pode finalizar a sua refeição com um tiramisù tipicamente italiano! Venha ao nosso restaurante e torne a sua vida mais doce!